Arroio Trinta orienta para casos de acidentes com animais peçonhentos

 Treze registros já ocorreram desde o início do ano

A Secretaria de Saúde de Arroio Trinta, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta a população quanto aos casos de acidentes com animais peçonhentos. Somente neste ano, já foram registrados treze casos, em sua maioria, envolvendo aranhas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, boas práticas reduzem o risco desse tipo de caso.

Animais peçonhentos são aqueles que possuem como mecanismo de defesa o veneno, que, dependendo da situação em que se encontram, são utilizadas em defesa própria ou para a preservação de sua espécie. O contato com esses animais pode ocorrer pela pele, por meio de queimaduras, mordidas, picadas, ferroadas, arranhões ou ainda pela ingestão do animal. Os acidentes por animais peçonhentos são considerados um problema de saúde pública, pelo número de ocorrências e também pela gravidade e complicações que podem apresentar.

Entre dezembro e março é o período de maior registro de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas. Essa época, coincide com o período em que os animais estão em busca de alimento, abrigo e locais para reprodução. Medidas simples como: Manter limpo aos arredores da residência; Inspecionar roupas e calçados antes de vestir; Combater insetos como baratas, principal alimentos de escorpiões e Evitar acumular ou depositar lixo junto a habitação, podem contribuir muito para redução desses acidentes.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica,Thaise Serighelli, em caso de ocorrência é fundamental procurar atendimento imediatamente e informar ao profissional de saúde o máximo de características do animal envolvido no acidente. Dúvidas e mais informações através do 3535 6400.