Arroio Trinta Enfatiza Promoção de Saúde Mental
ARROIO TRINTA ENFATIZA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL
A prefeitura Municipal de Arroio Trinta, através de sua Secretaria de Saúde, comunica que dando sequência às ações de promoção de Saúde Mental, inicia-se na data de 04/08/2011, grupo terapêutico e vivencial sobre Manejo da Depressão, coordenado pela Psicóloga da Unidade Básica de Saúde, Sibele Munaro .
Popularmente, a depressão é vista como um problema ou dificuldade de as pessoas realizarem tarefas, ou seja, é considerada "falta de vontade". O humor deprimido, a perda de interesse, de prazer e de energia, o cansaço marcante após esforços leves são alguns sintomas que as pessoas deprimidas apresentam. As limitações impostas pela depressão, os sofrimentos que esta doença traz, os custos sociais e de saúde elevados, aliados ao fato de apenas uma pequena parcela das pessoas acometidas pela depressão tem acesso ao diagnóstico e aos tratam de maneira eficaz e resolutiva, nos faz concluir que se trata de algo mais que uma tristeza profunda.
A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. A Depressão é medicamente mais entendida como um mal funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer. A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimido.
Em situação normal, sem Depressão, o número de neuroreceptores no neurônio é normal, EQUILIBRANDO O FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO COMO UM TODO.
Na Depressão, à medida em que escasseiam os neurotransmissores, aumentam os neuroreceptores, ou seja altera o relaxamento, o funcionamento e o equilíbrio do organismo como um todo .
Neste sentido, as atividades de grupo tem por objetivo relaxar o sujeito, além de informá-lo sobre sua condição. Diante deste quadro, pretende-se com a proposta ampliar a rede de conexões psíquicas e suporte que os membros do grupo oferecem um ao outro, no decorrer das atividades realizadas.