ALUNOS DO CMEI DE ARROIO TRINTA VISITAM PROPRIEDADE DE GADO LEITEIRO

Dando continuidade ao Projeto Zona Rural – Cultura e Cidadania iniciado neste semestre em parceria com a Secretaria de Agricultura, os alunos do Pré III do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Fabiana Nunes Possato – CMEI PROFABI – visitaram outra propriedade rural neste dia 26, desta vez, com o intuito de conhecer a produção de gado leiteiro. O proprietário Vanderlei Ansiliero, foi bastante receptivo e explicou às crianças como funciona toda a produção de leite. Desde as pastagens, o preparo da silagem, a ração utilizada na alimentação das vacas, a realização da ordenha até o armazenamento do leite para a coleta.Nas visitas realizadas, além de ampliar o conhecimento de todas as crianças e dos responsáveis pelo projeto, a professora da turma, Vânia Campagnin, procura promover uma aproximação das crianças com o meio, através de brincadeiras, o contato com o solo, com o mato e com a natureza. Em sala de aula enfatiza-se todo o trabalho do homem do campo e sua importância na produção alimentícia para o desenvolvimento do município. O Sr. Vanderlei forneceu leite fresquinho aos alunos que utilizarão para fazer uma receita saborosa e nutritiva, afinal este alimento é riquíssimo em cálcio, nutriente essencial para os ossos e dentes, de suma importância nesta faixa etária. A Nutricionista Andréia Giacomin, relata que o projeto está sendo muito gratificante. Vai muito além de uma simples visita a uma propriedade rural, sai da rotina do que é trabalhado em sala de aula e vai para a prática. Ao invés de somente falar sobre alimentação saudável, sua importância e necessidade, eles conseguem visualizar a produção e todas as atividades envolvidas.Percebe-se nos rostos das crianças a alegria, a curiosidade, as novidades que eles vivenciam em cada visita realizada. Como conseqüência, faz-se um resgate de valores, da nossa cultura, da nossa história.O Secretário de Agricultura, Tarcísio Lidani, está sendo um grande parceiro neste projeto inédito e que ficará para a história de vida de todos que estão fazendo parte. Para o mês de setembro já está sendo planejada a próxima visita e as crianças aguardam ansiosas e animadas.