SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA SOBRE CONJUNTIVITE

Com o propósito de evitar e prevenir casos de conjuntivite no município, a Vigilância em Saúde, alerta a população: Conjuntivite é uma doença infecciosa dos olhos, comum no verão, transmitida por vírus ou bactérias. Não é uma doença grave, mas é incômoda e transmissível, por isso deve ser tratada para não ter maiores complicações.A transmissão ocorre de pessoa para pessoa pelos objetos contaminados, quando não observados cuidados de higiene pessoal, especialmente lavagem das mãos, lembrando que a contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes coletivos como escolas, creches, fábricas, transportes coletivos, entre outros. Atenção pais ou responsáveis: o afastamento da pessoa doente é recomendado até que desapareçam totalmente os sinais e sintomas.Os sinais e sintomas mais comuns são: irritação, olho vermelho, inchaço, coceira, intolerância à luz, aumento de secreção.Em Arroio Trinta foram registrados 13 casos de conjuntivite em 15 dias, as medidas de prevenção são fundamentais para prevenção e propagação da doença, alertando ainda que já é considerado um surto.            Maiores esclarecimentos procurar a Unidade Básica de Saúde, no setor de Vigilância em Saúde, falar com Fernando ou Salete.