ARROIO TRINTA MONITORA A QUALIDADE DA ÁGUA

O VIGIÁGUA   Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano –  é um programa implantado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio Trinta,  que executa o monitoramento da qualidade da água da companhia de abastecimento da cidade (CASAN) e de soluções alternativas individuais (poços, fontes, chafarizes, etc.). O Vigiágua também é responsável pela coordenação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (Siságua), que é ‘’alimentado’’ com os dados do município. Vários municípios do Estado têm implantado o programa.
O Laboratório Central do Estado (LACEN) de Florianópolis é quem analisa a potabilidade desta água encaminhada pelos municípios. A Rede Lacen é constituída do Laboratório Central em Florianópolis, dos Lacens Regionais e dos Laboratórios Microrregionais.
As amostras são encaminhadas ao Lacen pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de cada município. Esta parceria do Laboratório Central de Florianópolis (Lacen) com os municípios catarinenses tem possibilitado uma avaliação das condições da água consumida pela população nessas localidades.
Segundo os técnicos da Vigilância do município, a análise tem por finalidade verificar a condição da água consumida pela população arroiotrintense, uma vez que, há uma preocupação da esfera administrativa municipal e do governo do Estado em garantir o acesso a um produto de qualidade e, dessa forma evitar doenças de veiculação hídrica.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Arroio Trinta, o resultado muitas vezes é considerado insatisfatório, quando apresenta contaminação microbiológica e em função do teor de cloro residual livre, ou seja, a quantidade mínima do produto que deve ter na rede não está de acordo. Ao ser detectado problema dessa natureza, a Vigilância Sanitária municipal verifica quais os agentes que estão interferindo na qualidade da água, como também viabiliza ações voltadas para sua melhoria e orienta a comunidade.
O consumo de água segura é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo aquelas evitáveis, relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.

Fonte: LACEN, SMS