Departamento de Vigilância Sanitária apresenta informações a cerca do CURSO DE BOAS PRÁTICAS EM FABRICAÇÃO/MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arroio Trinta através de seu departamento de Vigilância Sanitária apresenta informações a cerca do CURSO DE BOAS PRÁTICAS EM FABRICAÇÃO/MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS.

O curso foi oferecido em função de exigência legal da ANVISA: baseado no atendimento a RDC 216 de 15 de setembro de 2004.  Esta dispõe sobre O Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, aprovado pela Resolução – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, e abrange os procedimentos que devem ser adotados nos serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Essa legislação federal pode ser complementada pelos órgãos de vigilância sanitária estaduais, distrital e municipais, visando abranger requisitos inerentes às realidades locais e promover a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação.

OBJETIVO DO CURSO que aconteceu nos dias 18 e 19 de abril de 2011 visava ressaltar a RESPONSABILIDADE daqueles que trabalham com alimentos, a compreensão dos problemas de saúde e a importância da produção de alimentos seguros, pois o alimento é fonte de energia e de saúde para o homem, portanto não pode e não deve ser fonte de doença.

Ressaltamos que foram capacitadas 94 pessoas, que receberam certificados e possuem habilitação para manipular alimentos.

A secretaria enfatiza que não era objetivado causar nenhum tipo de coação ou de problemas aos donos de estabelecimentos, apenas almejávamos orientar para que aos poucos fossem regularizadas as inadequações que existem, afinal estamos em constante aprendizado e tudo pode e deve ser melhorado constantemente.

Quaisquer esclarecimentos entrar em contato com Fernando na Secretaria Municipal de Saúde, pelo fone: 3535 6045.