A Influência dos Exercícios Físicos Aeróbicos no Tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus

GRUPO DE EXERCÍCIOS COM IDOSOS NA PRAÇA  DA PREFEITURA‘’ATLETAS DE CORAÇÃO’’

Os exercícios físicos que exigem um esforço sustentado ao nível do coração e da respiração são chamados exercícios aeróbios. Nem suaves nem violentos, devem ser mantidos a um determinado nível e durante certo tempo, pois o corpo humano sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias, à medida que essas adaptações são repetidas, ocorrem modificações musculares, permitindo que o organismo melhore seu desempenho porque entram em ação processos fisiológicos e metabólicos, otimizando a distribuição de oxigênio pelos tecidos em atividade. Essa otimização pode influenciar positivamente pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabete Mellitus.O exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial porque conduz a importantes adaptações cardiovasculares. O exercício tem efeito hipotensor quando realizado por oito a dez semanas e destacam a manutenção da redução da Pressão Arterial por 24h.  Dentre os benefícios, o aumento do consumo de glicose como combustível por parte do músculo em atividade, contribui para o controle da glicemia. O efeito hipoglicemiante do exercício pode se prolongar por horas e até dias após o fim de exercício.A atividade física prescrita em pacientes portadores de hipertensão e diabetes deveria reunir as características descritas abaixo:A prática regular de atividade física contribui para diminuir os fatores de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular e lesões em órgãos-alvo, como o rim (aumentado no paciente portador de diabetes e hipertensos), através das seguintes alterações: melhora do perfil lipídico, contribuição para a normalização da pressão arterial, aumento da circulação colateral, diminuição da freqüência cardíaca no repouso e durante o exercício. No mais, independentemente das alterações fisiológicas que acompanham o exercício, também ocorrem alterações comportamentais que favorecem o cuidado e o autocontrole por parte do paciente, e conseqüentemente contribuem para melhorar sua qualidade de vida. IMPORTANTE        ·         Procure o seu médico para certificar-se que pode realizar esse tipo de atividade, indicar tratamentos e receitar remédios.  Por isso, a Prefeitura Municipal de Arroio Trinta, através de sua Secretaria de Saúde, criou o grupo de exercícios para idosos, que acontecerá na Praça do Lazer da Prefeitura. As atividades com esse grupo, iniciarão após avaliação de aptidão física de todos os idosos, que será realizada pelo Dr. Renato.