Arroio Trinta está em nível baixo de transmissão de dengue, zyka e chikungunya
Alerta é que moradores não baixem a guarda e continuem intensificando os cuidados
O resultado final do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIA), realizado em Arroio Trinta, pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Controle e Vigilância ao Aedes Aegypti, agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde, resultou em um nível baixo de transmissão da Dengue, Zyka e febre Chikungnya. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 12, pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da supervisora Joseane Scalabrin Gemelli.
Para a Secretaria Municipal de Saúde, os dados são fundamentais para direcionar estratégias no enfrentamento de doenças no município “Precisamos da colaboração de toda a comunidade, reforçando que pequenas ações diárias podem fazer a diferença, reduzindo os riscos de transmissão de doenças. A continuidade dessas ações preventivas será fundamental nos próximos meses para que a situação evidenciada de baixo risco se mantenha” afirmou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Thaise Serighelli, destacando que com base nos dados do levantamento será possível intensificar ações e aplicar medidas preventivas de forma mais eficiente.
Os trabalhos de Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIA) foram realizados de 03 a 05 de fevereiro, através do mapeamento dos focos do mosquito transmissor no município. A equipe esteve em mutirão e inspecionou 466 imóveis da área urbana, realizando a identificação de 17 amostras de larvas coletadas, sendo duas positivas para Aedes Aegypti.
Entre os diversos locais foram inspecionados cinco depósitos de água elevados ligados a rede pública ou o sistema de captação mecânica em poço; 14 depósitos a nível do solo para armazenamento doméstico e 29 tanques em obras, borracharias, hortas, calhas e lajes. O grupo também inspecionou 190 vasos ou frascos com água, pratos, pingadeiras, entre outros; assim como 13 pneus, 27 locais de lixo e sucatas, além de 07 pontos em meio a natureza como bromélias, buracos em árvores e rochas, entre outros.