Secretaria de Assistência Social divulga ações.

O Departamento de Assistência Social, neste mês de março, está dando prioridade às visitas domiciliares e o cadastramento das famílias no programa Gestão da Acão Social, implatado em dezembro de 2010, onde informatiza todas as ações Sociais.

Também teremos no dia 31/03, na Câmara de Vereadores às 14:30 horas, a primeira reunião do programa " Vivência em Grupo ", e aproveita para informar as demais ações desta secretaria:

• PLANTÃO SOCIAL

O programa presta atendimento aos usuários, objetivando detectar situações de necessidade ou emergencial., no que tange a auxílio com lentes, alimentação, leite, agasalho, transporte, auxílio funeral, encaminhamentos e orientações em geral.

• BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

Este benefício contempla pessoas com  Deficiência e Idosas acima de 65 anos de idade  que não tem condições de prover seu próprio sustento ou ser provido pelos seus familiares.

• ENCAMINHAMENTO PSICOLÓGICO

Durante o atendimento no Plantão Social  ou visitas  domiciliares, quando constatada necessidade, os pacientes serão encaminhados à  psicóloga da Unidade de Saúde.

• FRALDAS GERIÁTRICA

O Programa  foi avaliado e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social

( CMAS ), o qual objetiva  fornecer  03 pacotes de fraldas  por mês,  para pessoas de baixa renda, que se encontram acamadas  ou impossibilitadas de se locomoverem , sendo indispensável o uso das fraldas.

• AUXÍLIO COM LENTES PARA ÓCULOS

O Programa  auxilia pessoas com deficiência visual em 40% do valor das lente.

Pré – requisitos para receber o auxílio:

Todos os  estudantes,  independentes de idade e  classe social;

Idosos com idade igual ou acima de 60 anos,  com renda de até um salário mínimo;  Pessoas cadastradas no Departamento Social.

• HORTAS DOMICILIARES

É um programa que busca oportunizar as famílias de baixa renda a criar hábitos de alimentação saudável, consiste na entrega de sementes gratuita com  acompanhamento e orientação, tendo como objetivo:  A importância de uma alimentação rica em nutrientes para sua família; Contribuir com a renda familiar e repassar  valores culturais e sociais à sua família.

• CESTA ALIMENTAÇÃO

Após avaliação e constatação de que a família está passando por necessidades momentâneas ou risco nutricional das crianças, esta é auxiliada  com uma cesta básica e  passa a  ser acompanhada.

• ENCAMINHAMENTO A DEPENDENTES QUÍMICOS

O Programa é direcionado no atendimento aos dependentes químicos e familiares. O dependente é encaminhado  para desintoxicação em Clinicas Especializadas, visando

recuperação  da auto-estima e proporcionando melhores condições de vida em família e em sociedade.

• ( PSC )PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Á COMUNIDADE

O programa PSC – Prestação de serviços à comunidade é uma medida sócio-educativa,  determinada pelo poder judiciário ao autor do ato infracional. O assistente  social organiza e acompanha os serviços como também, encaminha  relatório mensal para o fórum

• AUXÍLIO FUNERAL

Após visita pela Assistente Social e constatação de que a família é de baixa renda, ela recebe um salário mínimo para auxiliar nas despesas funeral.

• ATENDIMENTO  A 3ª IDADE

Todos os programas relacionados a 3ª idade objetiva assegurar os direitos fundamentais,  promovendo oportunidades para  auto estima, integração, socialização e participação dos idosos na sociedade. Atividades realizadas: Danças coreográficas, danças de salão, jogos de integração, ginástica, hidroginástica, artesanato. Informática, entre outros.

• PROGRAMA MIGRANTE

Programa Destinado a pessoas ou famílias de baixa  ou sem renda que necessitam retornar ao seus municípios de origem em busca de novas oportunidades. Este programa auxilia no pagamento de passagem e em situação de emergência frete para a mudança  da  família.

• CLUBE DE MÃES

Instituição sem fins lucrativos que presta relevante trabalho social ao município, como:

Cursos profissionalizantes,  auxilio em pequenos reparo a residências  de famílias de baixa  renda, consertos, reformas e confecção de roupas, atendimento semanal  com  vendas   por preço acessível, entre outros.

Composto por um grupo de voluntário e coordenado pelo Dpto Social da Prefeitura.

• CADEIRA DE RODAS E MULETES

Consiste no  empréstimo de cadeiras de rodas e muletas para pacientes que constate necessidade pelo uso, o empréstimo é  por tempo indeterminado, desde que seja morador do município. Os equipamentos são numerados e controlados.

• BOLSA FAMÍLIA

È um programa do governo federal, com transferência de recursos diretos aos beneficiários do programa. È de competência do município o cadastramento das famílias e atualização dos dados, conforme critérios estabelecidos pelo ( MDS ) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Paralelo a isso, foi criado no município o programa “ Vivência em Grupo “ , que consiste em uma reunião mensal, com atividades diversas para as famílias de baixa renda, objetivando transmitir informações e  orientações, como também, inclusão e socialização, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.